Ajude-nos a compreender melhor o risco de incêndios rural para podermos propor melhores medidas de mitigação dos impactos do fogo nas nossas casas
Ex.mo(a) Sr.(a),
No âmbito do projeto House Refuge, o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI (Universidade de Coimbra) encontra-se a realizar um estudo no âmbito da redução do risco de incêndio na interface urbano-florestal. Uma componente desse estudo consiste na caracterização dos edifícios expostos aos incêndios rurais em Portugal. Para podermos realizar esta caracterização com um âmbito nacional, elaborámos um formulário para um inquérito participativo, que agora partilhamos.
Assim, se tiver uma casa que esteja localizada numa zona de risco de incêndio rural, agradecíamos a sua colaboração no preenchimento do formulário em: https://arcg.is/OS5aq
Poderá prestar mais do que uma resposta, caso tenha a informação solicitada para mais do que um edifício – mesmo que tenha apenas parte da informação pedida. Agradecemos igualmente que partilhe esta notícia com os seus contactos, uma vez que, quanto mais resposta tivermos, mais fiável é a análise estatística que pretendemos realizar.
Por uma questão de proteção da intimidade e segurança, não é pedida a localização específica da casa, pelos que os seus direitos de privacidade estão implicitamente salvaguardados.
Agradecemos o tempo despendido, na certeza de que a sua contribuição será muito útil para nós e para Portugal. Esperamos que este estudo permita a definição de melhores práticas e melhores políticas com vista à redução do risco de incêndio florestal nas nossas casas.
Em nome do CEIF/ADAI e do Consórcio do House Refuge, envio-lhe os meus melhores cumprimentos,
Miguel Almeida